domingo, 18 de dezembro de 2011

O que sai das descargas dos carros?

Marcelo Sthel no Laboratório de Ciências Físicas da UENF
Depois de cinco anos estudando o que sai da descarga de veículos movidos a todos os combustíveis (gasolina, álcool, diesel e gás natural veicular), o físico Marcelo Silva Sthel e um grupo de pesquisadores da UENF divulgam os resultados de suas pesquisas. Os estudos confirmam vilões já conhecidos e apontam algumas surpresas.

Há surpresas nos motores a álcool (etanol) e gás natural (GNV). Nos primeiros, a queima do álcool gera gás etileno -  um dos precursores do chamado ozônio troposférico, apontado como um dos causadores do efeito estufa e responsável por danos diretos à saúde humana. Nos motores a gás (GNV), detectou-se a liberação de metano (que é o próprio GNV antes da queima), gás com alto potencial de contribuição para o efeito estufa.  Outra surpresa no GNV é a emissão de óxidos de nitrogênio (NOx), monóxido de carbono (CO) e etileno, embora em quantidades menores do que nos motores a diesel.

A análise dos motores alimentados com gasolina e dos motores a diesel confirmou o que já se sabia. Carros a gasolina são emissores de gases como óxidos de nitrogênio (NOx), monóxido de carbono (CO), gás carbônico (CO2) e etileno. Ônibus, caminhões e vans - todos movidos a diesel - emitem óxidos de nitrogênio (NOx), monóxido de carbono (CO), gás carbônico (CO2), dióxido de enxofre (SO2) e etileno.

Saiba mais no Informativo da UENF.

Gustavo Smiderle

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