quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Preservando a geodiversidade

Você sabia que o autor da Teoria da Evolução, Charles Darwin, esteve no Brasil, chegando muito perto de Campos? Em 1832, ele atracou o navio Beagle no Rio de Janeiro com o objetivo de estudar as matas tropicais. A expedição de Darwin começou em Maricá e chegou até o Parque do Desengano, ao lado de Santa Maria Madalena. O "caminho de Darwin", que foi remontado em 2008 por seu tataraneto, Randal Keynes, agora pode integrar o segundo Geoparque brasileiro: Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro.

Pesquisadores brasileiros e suíços estão concluindo um dossiê a ser submetido à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A ideia é que o Geoparque seja composto por toda a área litorânea que vai de Maricá até São Francisco de Itabapoana. Segundo a geóloga Maria da Glória Alves, que coordena os trabalhos na UENF, a área apresenta uma rica geodiversidade, sendo portanto de grande interesse científico, didático-pedagógico, turístico e ecológico.

— Enquanto a biodiversidade é constituída por todos os seres vivos e é consequência da evolução biológica ao longo do tempo, a geodiversidade é composta por todo o arcabouço terrestre que sustenta a vida, sendo o resultado da lenta evolução da terra. Ambas são essenciais e devem ser preservadas — explica.

Leia mais no Informativo da UENF.

Fúlvia D'Alessandri

Um comentário:

  1. Gostei muito do blog e parabéns pela iniciativa de construção do mesmo. Sei que irá atrair uma quantidade cada vez maior de seguidores interessados em ciências. Principalmente sobre o artigo sobre a criação do geoparque. Será ótimo para todos os cidadãos do estado do Rio de Janeiro que este projeto funcione em um futuro breve.

    ResponderExcluir