quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Cientistas escrevendo para o grande público

Quatro pesquisadores da UENF participaram da elaboração de capítulos de um livro totalmente dedicado ao tema das formigas-cortadeiras: Ana Maria  Mattoso Viana, Denise Dolores Oliveira Moreira, Omar Bailez e Richard Ian Samuels, todos do Laboratório de Entomologia e Fitopatologia (LEF) do CCTA/UENF. Com o título ‘Formigas-cortadeiras: da bioecologia ao manejo’, o livro foi organizado por Terezinha Maria Castro Della Lucia, professora titular da Universidade Federal de Viçosa, e lançado em 2011 pela Editora da UFV.

O capítulo 8, 'Comunicação química em formigas-cortadeiras', foi elaborado por Ana Maria  Mattoso Viana,  Omar Bailez e Karla da Silva Malaquias (mestre em Ciências Naturais pela UENF).  No capítulo 12, Denise Dolores Oliveira Moreira, Milton Erthal Junior (doutor em Produção Vegetal pela UENF) e Richard Ian Samuels abordam o tema 'Alimentação e digestão em formigas-cortadeiras'. E no capítulo 17, Juliana de Oliveira Augustin,   Elena Diehl, Richard Ian Samuels e Simon Luke Elliot abordam 'Fungos parasitas de formigas-cortadeiras e de seu fungo mutualístico'.

O livro se destina a qualquer pessoa que se interesse por formigas-cortadeiras, seja pelas questões ligadas à produção agrícola, seja pelo seu papel no ecossistema ou pela curiosidade quanto à maneira de viver destes insetos.

Eliemar Campostrini, da UENF
Outro pesquisador da UENF, Eliemar Campostrini, também acaba de ser escolhido para uma tarefa importante na área editorial. Ele foi indicado pelo Dr. Paul H. Moore, do Centro de Agricultura do Havaí (Hawaii Agriculture Center), para ser revisor de um capítulo do livro 'Genetics and Genomics of Papaya', sobre genética e genômica na cultura do mamão, que será editado pelo Dr. Ray Ming, da Universidade de Illinois (EUA). O título do capítulo será 'Biology of the Papaya Plant'.

O livro fará parte de uma série especial a ser editada pela editora Springer, e a indicação é um reconhecimento internacional ao pesquisador e aos estudos realizados na UENF na área da Fisiologia do Mamoeiro. Paul Moore, que convidou Eliemar, e Ray Ming, editor do livro, são mundialmente respeitados na ciência da genética do mamoeiro.

Gustavo Smiderle

Nenhum comentário:

Postar um comentário