quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Evapotranspiração no Norte Fluminense

Conhecer as taxas da evapotranspiração — passagem da água da superfície terrestre para a atmosfera — é fundamental para o uso racional da água na agricultura e nos estudos de diferentes ecossistemas. Um passo importante neste sentido foi dado por cientistas da UENF, que aplicaram uma nova metodologia, baseada em sensoriamento remoto, para estimar a evapotranspiração na Região Norte Fluminense. O resultado da pesquisa foi publicado no primeiro capítulo do livro ‘Evapotranspiration — Remote Sensing and Modeling’ (‘Evapotranspiração — Sensoriamento Remoto e Modelagem’), editado pelo professor Ayse Irmak, da Universidade de Nebrasca, USA.

A pesquisa utiliza imagens orbitais do sensor Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (Modis), instalado a bordo dos satélites Terra e Aqua, obtidas gratuitamente junto à National Aeronautics and Space Administration (Nasa). Para estimar a evapotranspiração regional, como resíduo do balanço de energia na superfície, foi utilizado o algoritmo Surface Energy Balance Algorithm for Land (Sebal). Para a validação dos principais componentes do balanço de energia, foram utilizadas duas estações meteorológicas e duas micrometeorológicas de superfície instaladas na região.

— A evapotranspiração tem papel importantíssimo no ciclo hidrológico global.  Ela envolve a evaporação da água de superfícies de água livre (rios, lagos, represas, oceano etc), dos  solos e da vegetação úmida (que foi interceptada durante uma chuva), bem como a transpiração dos vegetais. De forma mais simples, a evapotranspiração pode ser entendida como o processo contrário ao da chuva, que é a passagem da água da forma de vapor para a forma líquida — explica o pesquisador José Carlos Mendonça, um dos autores do artigo ‘Assessment of Evapotranspiration in North Fluminense Region, Brazil, Using Modis Products and Sebal Algorithm’ (‘Avaliação da Evapotranspiração na Região Norte Fluminense, Brasil, Usando Produtos Modis e Algoritmo Sebal’),

A pesquisa, que poderá ser adotada em outras regiões, foi realizada com o apoio de diversos órgãos de fomento, como CNPq, Capes, Faperj e Fenorte. Além dos pesquisadores da UENF (José Carlos Mendonça e Elias Fernandes de Sousa), o trabalho contou com a participação dos pesquisadores Romísio Geraldo Bouhid André, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet); Bernardo Barbosa da Silva, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); e de Nelson de Jesus Ferreira, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O livro, que reúne 23 capítulos relacionados à modelagem e simulação da evapotranspiração a partir do uso de sensoriamento remoto, pode ser baixado aqui.

Rafaella Dutra
Fúlvia D'Alessandri

Nenhum comentário:

Postar um comentário