quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Formigas, fungos e bactérias: uma equação que ganhou o mundo

Formigas-cortadeiras são protegidas por bactérias
contra a ação de fungos (Foto: Wikipedia)
Estudos de pesquisadores da UENF sobre formigas-cortadeiras ganharam o mundo desde a publicação, em 30/11/11, de um artigo do professor Richard Ian Samuels, do mestrando Thalles Cardoso Mattoso e da pesquisadora Denise Dolores Oliveira Moreira. O trabalho foi publicado pela revista britânica Biology Letters e depois citado por revistas ou periódicos de outros países, como Alemanha e Hungria. Até o verbete sobre formigas cortadeiras na Wikipedia da Alemanha foi atualizado citando o trabalho da UENF.

As pesquisas abrem novo caminho para o controle biológico das formigas-cortadeiras da espécie Acromyrmex subterraneus subterraneus utilizando fungos da espécie Metarhizium anisopliae. Estes fungos são capazes de infectar as bactérias e levá-las à morte, mas normalmente sua ação é impedida por colônias de bactérias do gênero Pseudonocardia, que funcionam como um escudo protetor das formigas.

Para neutralizar a ação defensiva da bactéria, os cientistas da UENF testaram em laboratório a aplicação de um antibiótico. Nos testes laboratoriais, a aplicação de gentamicina levou à redução na população das bactérias protetoras e ao aumento na mortalidade das formigas. Quase metade delas (47,7%) morreu com a aplicação da nova estratégia.

Richard e equipe também estão testando estratégias para melhorar a eficácia do controle químico das formigas. Mas isto é assunto para uma próxima postagem!

Gustavo Smiderle

Nenhum comentário:

Postar um comentário