terça-feira, 20 de março de 2012

Avicultura pode crescer em Campos


O Estado do Rio de Janeiro já foi o berço da avicultura brasileira, mas não conseguiu acompanhar o grande crescimento do setor — que nos últimos anos levou o país a ocupar o posto de maior exportador de frangos de corte em todo o mundo. Pesquisadores do Laboratório de Zootecnia e Nutrição Animal (LZNA) da UENF apostam que é possível reverter esta realidade, e já contam com o interesse da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Campos.

Segundo o professor Humberto Pena Couto, do LZNA/UENF, ainda não há uma parceria formalizada, mas a UENF vem articulando junto à Secretaria de Agricultura estratégias que venham a contribuir para a implantação de um forte setor avícola no município — que seja capaz, além de tornar o Estado mais autossuficiente, de atender às demandas que serão criadas com a implantação do Porto do Açu.

A questão foi tratada recentemente em uma palestra promovida pela UENF e a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Campos, reunindo o secretário Eduardo Crespo, assessores e representantes do Fundecam, além de produtores rurais interessados.

Segundo Humberto, o Estado do Rio de Janeiro é responsável atualmente por apenas 5% da produção nacional de frangos. Grande parte do frango e dos ovos consumidos  no Estado vem de fora. Um fator que pode ajudar a reverter este quadro, segundo o professor, é o grande potencial do Norte/Noroeste para a produção de grãos, que podem servir de matéria-prima na produção de rações, como o milho, o sorgo e a soja.

— Com a decadência da cana-de-açúcar, temos cada vez mais áreas agrícolas desocupadas, que poderiam ser utilizadas na produção de grãos. A vantagem é que a região é muito plana, o que viabilizaria uma agricultura tecnificada, aumentando a produtividade — diz.

A ideia, segundo o professor, é aliar a produção de grãos à produção de frangos. Atualmente, a região Sul do Estado do Rio de Janeiro é a única a manter uma avicultura industrial, mas abastece apenas 25% a 30% da demanda fluminense. O restante é importado do Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.

Nesta sexta, 23/03, às 18h, o professor Humberto ministra a palestra “Avicultura em Campos”, dirigida a produtores rurais, na Fundação Rural de Campos. No evento foi montado um aviário demonstrativo, com 1.500 frangos,  para visita dos produtores rurais.

Paolla Martinez
Fúlvia D'Alessandri

Nenhum comentário:

Postar um comentário