quinta-feira, 29 de março de 2012

A ciência do aquecimento global


Pesquisadores da UENF lançam livro abordando conceitos de Física em linguagem simples

Professor Marcelo Sthel
Embora quase todo mundo fale em aquecimento global, não é toda hora que se tem acesso a informações que combinam rigor científico com linguagem acessível. Mas está pronto para ser lançado em Campos e em outras cidades o livro ‘A Ciência do Aquecimento Global’, escrito por uma dupla de autores da UENF e publicado pela Quartet Editora, do Rio de Janeiro, com apoio financeiro da Faperj.

Os autores são Joziel Costa Creton e Marcelo Silva Sthel — o primeiro, físico e mestre em Ciências Naturais pela UENF; o segundo, pesquisador e orientador de Joziel na graduação e no mestrado. Ambos têm compartilhado estudos e inquietações sobre questões como o efeito estufa e o futuro do planeta. Daí o desejo de apresentar o tema e os principais conceitos envolvidos de forma atraente para o público não especializado.

A obra é dividida em sete capítulos, que explicam ao leitor noções fundamentais sobre as condições de surgimento e manutenção da vida na Terra. No capítulo ‘Planeta Terra’, por exemplo, os autores mostram como a órbita terrestre (nem muito perto, nem muito longe do sol) bem como o tamanho e a massa do planeta (perfeitos para que a gravidade mantenha o núcleo liquefeito e as moléculas de gases próximas à superfície) são indispensáveis à sobrevivência de todas as espécies.

— Nosso planeta tem uma atmosfera cuja composição e em equilíbrio com os demais elementos vivos e não vivos promove o chamado efeito estufa natural, que fornece uma temperatura média amena ao nosso planeta — escrevem os pesquisadores.

Joziel Costa Cretton
Os outros capítulos têm como títulos ‘Astronomia’, ‘Equilíbrio energético e aquecimento global’, ‘Calor’, ‘Planeta Água’, ‘Processos térmicos nos fenômenos naturais’ e ‘Energia e Sustentabilidade’. Num texto leve e de fácil leitura, é possível compreender fenômenos como as estações do ano, as eras glaciais e as variações cíclicas nos movimentos da Terra – contadas em dezenas ou centenas de milhares de anos.

O livro aborda conceitos de Física seguindo orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o que o torna particularmente indicado para a leitura de estudantes do ensino médio. Mas não tem a pretensão de substituir livros didáticos ou ser tomado como única fonte de estudos, já que enfoca uma área específica da Física.

A data do lançamento ainda não está definida, mas é certo que o livro será brevemente apresentado ao público de Campos e região. Os autores também planejam lançamentos em outras cidades, como Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ). A publicação tem capa de João José de Melo Franco e diagramação de Paulo Vermelho, com revisão de Alvanísio Álvaro Damasceno.

Gustavo Smiderle

Nenhum comentário:

Postar um comentário