quinta-feira, 1 de março de 2012

Herbário UENF reúne amostras de plantas da região

Bolsistas trabalhando na montagem do acervo do Herbário 
Quem quiser conhecer mais sobre as diversas espécies de plantas existentes no Norte Fluminense deve fazer uma visita ao Herbário da Uenf, situado no 2º andar do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB). Criado há cerca de sete anos, o Herbário UENF é o único acervo botânico-científico do Norte/Noroeste Fluminense, constituindo-se num valioso banco de informações sobre a flora local.

— Seu valor científico é inestimável, podendo servir de base para qualquer trabalho na área de botânica, ecologia vegetal e agroecologia. É formado por coleções oriundas das diferentes fisionomias ocorrentes no diversificado e quase desconhecido mosaico que é a região — diz o coordenador do Herbário, professor Marcelo Trindade do Nascimento, que atua no Laboratório de Ciências Ambientais (LCA) da UENF.

Ao pé da letra, herbário significa coleção organizada de plantas dessecadas. Constitui, portanto, uma maneira prática de examinar as espécies, representando um registro valioso da vida vegetal. O Herbário UENF possui catalogadas cerca de 8 mil plantas secas,  que atualmente passam por um processo de informatização e criação de um banco de dados.

Professor Marcelo Trindade
No espaço, encontram-se espécies de grande importância para a conservação da Mata Atlântica, como por exemplo a Euterpe edulis (palmito-juçara), a Caesalpinia echinata (pau brasil), Melanoxylon brauna (braúna) e a Paratecoma peroba (peroba de campos). O Herbário se divide em três coleções — exsicatas (amostras secas de plantas), xiloteca (coleção de amostras de madeira) e carpoteca (coleção de frutos).

— Como a região é carente de estudos florísticos, o Herbário UENF representa um importantíssimo banco de informações. Com isso podemos unir forças para o levantamento e conhecimento da flora do Estado do Rio de Janeiro junto à Rede Fluminense de Herbários (RFH) — afirma o professor.

Além de oferecer conhecimento prático à população, o herbário também oferece cursos durante o ano, que são abertos à comunidade. Mais informações podem ser obtidas através aqui ou através do telefone 2739-7271.

Letícia Barroso
Fúlvia D’Alessandri

Nenhum comentário:

Postar um comentário