terça-feira, 10 de abril de 2012

Eficácia dos recifes artificiais marinhos no Norte Fluminense


Módulos constituintes do complexo de recifes artificiais 
marinhos na costa norte do Estado do Rio de Janeiro. 
Os recifes artificiais vêm sendo utilizados, em várias partes do mundo, como forma de aumentar a biodiversidade em ecossistemas marinhos desprovidos de recifes naturais. Uma pesquisa feita pelo Laboratório de Ciências Ambientais (LCA) da UENF está mostrando a eficácia dessa ferramenta ecológica na praia de Manguinhos (município de São Francisco de Itabapoana, Norte Fluminense), onde desde 1996 está implantado um complexo de recifes artificiais, a quatro quilômetros da costa.

A pesquisa, feita pelo mestrando Phillipe Machado, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da UENF, comprovou o aumento da abundância e diversidade de invertebrados marinhos como poliquetas, crustáceos, moluscos e equinodermas que vivem no sedimento do entorno dos recifes. O estudo teve a orientação da professora Ilana Rosental Zalmon, que há 17 anos realiza pesquisas nesta área.

O complexo de recifes artificiais da praia de Manguinhos é composto por 36 blocos de concreto com cerca de 500 quilos cada um. Além do aumento do número de indivíduos, a pesquisa mostrou também o aumento da diversidade dos invertebrados.

Equipe de trabalho: à esquerda, a professora  Ilana Rosental. 
E, na extrema direita, Phillipe Mota Machado
— Nós verificamos que os recifes artificiais contribuem para diferenças no sedimento do entorno. Eles atuam como uma barreira física, diminuindo a velocidade de correntes na área e favorecendo a permanência dos organismos que ali vivem, devido a uma maior estabilidade do ambiente — explica.

Segundo Phillipe, o trabalho também pode contribuir com pesquisas futuras envolvendo efeitos de mudanças climáticas em ambientes marinhos. Ele observa que os recifes artificiais podem ajudar a minimizar os efeitos climáticos, auxiliando, por exemplo, no decréscimo da erosão em ambientes costeiros.

 — A importância dos recifes artificiais está na sua capacidade de atrair vários organismos marinhos, incluindo os peixes. Por isso, são utilizados para incremento de estoques pesqueiros, aumento da biodiversidade e atividades de lazer, como pesca esportiva e mergulho etc. A presença dos recifes artificiais na costa norte do Estado do RJ é fundamental, pois a região é pobre em recifes naturais e costões rochosos — conclui.


Letícia Barroso
Fúlvia D’Alessandri

Nenhum comentário:

Postar um comentário