segunda-feira, 28 de maio de 2012

IV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT)

Embora jovens, eles já participam de projetos de pesquisa e vão mostrar seus trabalhos — junto com seus rostos e seus sonhos — para avaliadores e para o público em geral. Os alunos bolsistas de Iniciação Científica da UENF, do IFF e da UFF serão os astros do IV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT), que ocorrerá de 02 a 05/07. O tema geral do evento é ‘Ciência & Tecnologia no caminho da cooperação internacional’.

A programação inclui palestras com pesquisadores em atuação no Brasil e no exterior e nada menos do que 22 minicursos gratuitos. O prazo para inscrição, aberto a todos os interessados, se estende até 28/06.

Faça sua inscrição on-line aqui. 

O IV CONFICT é resultado da união de esforços de três instituições públicas de ensino atuantes no Norte/Noroeste Fluminense. O evento conjunto engloba o 17º Encontro de Iniciação Científica da UENF, 9º Circuito de Iniciação Científica do IFF e a 5ª Jornada de Iniciação Científica da UFF-Campos.

Este ano o CONFICT pretende ajudar a encurtar a distância entre o Brasil e o mundo no campo da ciência. O tema ‘Ciência & Tecnologia no caminho da cooperação internacional’ traduz o empenho em inserir a pesquisa nacional no âmbito global, incluindo ações que incentivam a ida de alunos a universidades estrangeiras. Com essa iniciativa, os ‘jovens cientistas’ têm a oportunidade de se integrar a novos profissionais e metodologias, além de experimentarem o contato com diferentes culturas.

A Iniciação Científica da UENF foi duas vezes reconhecida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) com o Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica – categoria Mérito Institucional. O prêmio foi conferido à UENF já na sua primeira edição, em 2003, e quando a UENF pôde voltar a concorrer, em 2009. Por força do regulamento, instituições agraciadas têm que ficar certo período de tempo sem participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário