sábado, 9 de junho de 2012

Agrotóxicos trazem risco ao produtor


Falta de conscientização faz com que alguns produtores utilizem embalagens vazias até para transportar água e alimentos

Por falta de conscientização dos agricultores, recipientes vazios de agrotóxicos nem sempre têm o destino que a lei determina: retornar à loja onde foram vendidos para ser descartados dentro das normas. Segundo o agrônomo Silvaldo Felipe da Silveira, que coordena a Clínica Fitossanitária da UENF, não é difícil encontrar recipientes sendo utilizados para outros fins, trazendo riscos ao ambiente e à saúde do agricultor.

- Como não há fiscalização, é possível que resíduos sejam despejados no solo ou em cursos d’água. Alguns até utilizam as embalagens vazias para transportar água e alimentos, o que é proibido e muito perigoso – afirma.

Segundo reportagem publicada no Jornal O Globo, o município de Campos está entre os que apresentam mais problemas de contaminação por agrotóxicos, bem como problemas de saúde decorrentes do uso inadequado destes produtos.

Silvaldo observa que os órgãos responsáveis pela fiscalização não estão estruturados para o serviço. Faltam recursos e contingente para cobrir uma área tão vasta. Na prática, só as lojas tradicionais e com endereço fixo respeitam as normas, justamente por serem as mais fiscalizadas. Algumas chegaram a construir galpões para receber e armazenar as embalagens vazias de agrotóxicos, segundo as normas vigentes.

- No entanto, há revendedores clandestinos onde é possível burlar a lei e comprar qualquer produto sem a receita do agrônomo responsável. Por isso é muito importante a conscientização de todos os produtores rurais, técnicos e extensionistas – diz Silvaldo.

Segundo o agrônomo, os produtores mais experientes sabem dos riscos, mas muitos ignoram, como é o caso daqueles com baixo nível de instrução e pouco assistidos pelos técnicos.

- Como qualquer um pode plantar e vender alimentos vegetais, os consumidores pagam o preço e estão sujeitos aos riscos de comprar vegetais sem procedência ou sem a indicação de que foram produzidos sob assistência técnica responsável e com nível tecnológico adequado – afirma.

Ele observa que o uso de agrotóxicos pode trazer problemas ao solo, especialmente quando se trata de produtos antigos, já proibidos ou não registrados. O uso correto, segundo os preceitos técnicos e indicações de uso dos fabricantes, não deve deixar resíduos no solo por tempo prolongado.

- A totalidade dos produtos hoje legalizados no Brasil se extingue no meio ambiente, desde que sejam usados corretamente e que, após a aplicação, se faça a tríplice lavagem e devolução das embalagens vazias nos galpões credenciados – explica.

Contaminação em poços  - Pesquisas coordenadas pela professora Maria Cristina Canela, do Laboratório de Ciências Químicas (LCQUI) da UENF, apontaram a contaminação da água de poços rasos em assentamentos de Campos onde existem plantações de abacaxi. Segundo a professora, os agricultores não tinham idéia da contaminação.

- Ao saberem dos resultados da pesquisa, eles ficaram preocupados.  Houve uma família que inclusive mudou o local da fossa séptica depois que levamos o resultado dizendo que a água estava contaminada por coliformes – conta.

Segundo Cristina, a cada coleta realizada o resultado é levado para a família, que é instruída sobre os cuidados com a água para que ela seja apropriada para o uso doméstico. O mais difícil, segundo ela, é convencer aqueles que fazem a aplicação dos agrotóxicos a terem mais cuidado.

- Muitas vezes eles sabem dos perigos, porém, como o efeito é crônico e os problemas demoram a aparecer, continuam tomando poucos cuidados – observa.

A pesquisa ainda está em andamento e não pretende se limitar ao estudo das águas. No momento, os pesquisadores monitoram o ar que estes agricultores respiram durante a aplicação e em suas casas.

- Assim que possamos ter algum resultado da atmosfera, também vamos tentar convencer os agricultores a utilizar máscaras e se equipar melhor com roupas apropriadas para a aplicação – afirma.

Fúlvia D'Alessandri
Rebeca Picanço

Nenhum comentário:

Postar um comentário