segunda-feira, 25 de junho de 2012

Ciência para futuros professores

Universidade de Coimbra: pesquisa e disciplinas
Sete estudantes do curso de Licenciatura em Física da UENF vão passar dois anos na Universidade de Coimbra, em Portugal, participando de grupos de investigação e cursando disciplinas. É o que prevê o projeto ‘Intercâmbio de Saberes na Formação de Professores para Educação Básica', coordenado pela professora Marília Paixão Linhares, que acaba de ser aprovado pela Capes/Ministério da Educação. 


A iniciativa se insere no esforço de internacionalização da UENF, que enviou recentemente seus primeiros alunos de graduação para intercâmbios no exterior ao amparo do programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal.


Segundo o edital da Capes, a UENF é responsável pela seleção dos candidatos às bolsas, necessariamente ingressantes em 2011. Eles devem ter cursado todo o ensino médio e pelo menos dois anos do fundamental em escolas públicas brasileiras. Alunos de escolas particulares com bolsa integral por motivo de baixa renda familiar também são admitidos. A lista dos pré-selecionados pela UENF, baseada nos coeficientes de rendimento (CR), está sob análise da Capes. Ao final da formação, os estudantes receberão dupla diplomação (UENF/Universidade de Coimbra)

Consulte a lista dos projetos contemplados.


Integração - Numa primeira etapa, os alunos serão acompanhados pela coordenadora do curso na UENF, Marília Paixão Linhares, e pelo professor Roberto Franco. Ambos compõem a equipe do projeto ao lado do também professor André Guimarães. Durante o período de intercâmbio, os docentes farão duas visitas aos alunos para facilitar a sua integração à nova cultura universitária, ajustar as estruturas curriculares e avaliar os impactos do projeto. Também é de responsabilidade da equipe manter a comunicação entre as duas instituições e sistematizar informações para a criação de banco de dados.


O vice-reitor e responsável pela área de internacionalização da UENF, Edson Corrêa da Silva, elogiou o empenho dos responsáveis pelo projeto.


- Com isso, mais os ótimos resultados das avaliações internacionais, podemos ampliar muito nossas oportunidades. Vai ser muito bom para os estudantes da UENF!


Ao todo, o edital da Capes contemplou 64 projetos de melhoria do ensino e da qualidade na formação inicial de professores em diversas áreas. O Programa Licenciaturas Internacionais (PLI) envolve intercâmbios com 11 universidades portuguesas: Universidade Nova de Lisboa, Universidade da Beira Interior, Universidade do Algarve, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade de Évora, Universidade de Lisboa, Universidade do Minho, Universidade do Porto, Universidade Técnica de Lisboa e Universidade Trás-os-Montes.


Rebeca Picanço
Gustavo Smiderle

Nenhum comentário:

Postar um comentário