quarta-feira, 13 de junho de 2012

Debate sobre o ciberbullying


Tema foi tratado por professor da UENF durante II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

Violência praticada entre crianças e adolescentes na escola, o bullying vem crescendo nos últimos anos no Brasil e é tema de discussão entre muitos estudiosos do país e do mundo. Mas se a prática em ambiente escolar já é fator preocupante, o que dizer quando a agressão se dá em ambiente virtual? O ciberbullying foi uma das questões abordadas no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica que aconteceu na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina entre os dias 28 de maio e 1° de junho.

O coordenador do mestrado em Cognição e Linguagem da UENF, Carlos Henrique Medeiros de Souza, esteve presente no fórum e apresentou o artigo que aborda a questão da potencialização do bullying na escola através dos ambientes virtuais.

O professor aponta que a velocidade com que são passadas as informações nos meios virtuais faz com que o assédio se abra a mais pessoas e invada o âmbito de privacidade e segurança da vítima, levando a violência para além do espaço escolar. O praticante de cyberbullying ainda tem a possibilidade de esconder sua identidade, vendo no anonimato a segurança para praticar a agressão sem medo de ser reprimido.

Além do professor Carlos Henrique, também estiveram presentes ao Fórum a professora Rosalee Crespo Istoé e oito alunos do mestrado em Cognição e Linguagem, que apresentaram seus trabalhos de pesquisa.

Se você quiser mais sobre o assunto leia o artigo do professor Carlos Henrique Medeiros de Souza.

Leia reportagem sobre o Fórum aqui.

Rebeca Picanço

Nenhum comentário:

Postar um comentário