quinta-feira, 14 de junho de 2012

Jornada Fluminense de Botânica


Em sua 31ª edição, a Jornada Fluminense de Botânica acontece este ano no município de Rio das Ostras. O evento será no Centro de Convenções do Vilarejo Praia Hotel entre os dias 20 e 23 de setembro. Dessa vez, o tema geral será 'Riqueza, diversidade e conservação do componente vegetal dos ecossistemas fluminenses'

A Jornada, que vem sendo realizada desde 1931, tem como objetivo principal discutir temas atuais em botânica através de palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos, além de organizar excursões em áreas verdes do Estado Rio de Janeiro, bem como contribuir para a formação de recursos humanos com a realização de minicursos abertos a comunidade.

— Esse ano, uma nova proposta de unir forças com várias instituições de ensino que envolvem botânica — como UENF, Uerj, JBRJ, UFRRJ, UGF e PUC — está sendo avaliada. Tal união fará com que as instituições tenham uma visão integrada de Ensino-Pesquisa-Extensão, um dos pilares para promover a integração e interdisciplinaridade das pesquisas em botânica brasileiras. Outra novidade de 2012 é que a XXXI Jornada Fluminense de Botânica será cenário para parte das comemorações do centenário de nascimento da dra. Graziela Maciel Barroso, a primeira dama da Botânica e primeira mulher a fazer um curso de graduação nesta área no Brasil — diz a professora Maura da Cunha, que participa da comissão organizadora do evento.

A Comissão organizadora também escolheu uma espécie que leva o nome de Graziela como Planta Símbolo do evento: Tillandsia grazielae Sucre & Braga, da família Bromeliaceae, que se encontra ameaçada de extinção. 

Mais informações no site do evento.

Letícia Barroso

Nenhum comentário:

Postar um comentário