quarta-feira, 13 de junho de 2012



Nosso Sistema Solar: Os planetas rochosos


Adriana Bernardes
adrianaobernardes@uol.com.br


Terra
A Astronomia sem dúvida expande nossos conhecimentos, fazendo-nos refletir sobre nossas vidas — por isso vale a pena conhecê-la. Sobre nosso Sistema Solar, podemos dizer que é formado por uma estrela, oito planetas, mais de 150 satélites naturais, cinco planetas anões, cometas e asteroides.

Neste primeiro de dois artigos no qual abordarei o tema Sistema Solar, falaremos sobre os planetas rochosos ou, se quiserem,  planetas terrestres ou telúricos, dadas as suas semelhanças com a Terra.

O planeta Mercúrio é o mais próximo do Sol e sua superfície é muito parecida com a do nosso satélite natural, a Lua — cheia de crateras. A formação destas crateras vem ocorrendo desde o início da formação do Sistema Solar, quando todos os planetas eram bombardeados constantemente por corpos menores. Mercúrio não tem atmosfera e o dia lá é quase tão longo quanto o ano, já que seu período de translação em torno do Sol é de 88 dias e seu período de rotação em torno do seu eixo é de 59 dias.

Ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, Mercúrio, apesar de estar mais próximo do Sol, não apresenta a maior temperatura do Sistema Solar. Vênus é o mais quente. Este planeta é o segundo a partir do Sol e o que apresenta as maiores temperaturas. Este astro sofreu um processo chamado efeito estufa, que, aliás, o nosso planeta é sério candidato a apresentar, mas sobre isso falaremos em outro artigo.

Logo chegamos a uma conclusão importante: não é só a distância que influencia na temperatura do planeta, mas também a sua atmosfera. A de Vênus, por exemplo, passa por um processo que faz com que ele apresente temperaturas de mais de 470ºC. O interessante é  que este planeta tem rotação no sentido oposto aos outros planetas. Acredita-se então que no passado tenha sofrido uma grande colisão com algum corpo, como um asteroide, por exemplo. Outro fato importante é que sua superfície foi toda mapeada por radar, revelando dezenas de vulcões extintos.

Divulgando astronomia no ensino fundamental, infelizmente pude constatar que os professores muitas vezes passam informações incorretas para os alunos, afirmando muitas vezes que Mercúrio apresenta a maior temperatura. Já houve até o caso de afirmarem que Marte apresentava maior temperatura devido a sua cor, vermelho. Sem dúvida, sem querer entrar em detalhes sobre o assunto, a formação do professor do ensino fundamental deveria ser revista de forma mais séria pelo governo, afinal de contas são eles os responsáveis pela educação das crianças e, portanto, pelo futuro do nosso país.

Marte
A Terra é um planeta rochoso, como Mercúrio e Vênus. Em relação ao volume, Vênus tem quase o mesmo que a Terra. Nosso planeta é o primeiro a apresentar satélite natural. Os dois primeiros não possuem.  Aliás são os únicos que não possuem. Entre os planetas rochosos — que são os quatro primeiros (mais próximos do Sol): Mercúrio, Vênus, Terra e Marte — somente os dois últimos possuem satélites naturais.

Marte é o quarto planeta a partir do Sol e o que mais recebe visitas de sondas espaciais, sendo alvo de grande curiosidade. É chamado de planeta vermelho devido à cor que apresenta. Isto ocorre devido ao óxido de ferro presente em sua superfície. Possui duas luas: Deimos e Fobos, que foram descobertas no final do século XIX por Piazzi.

As sondas que visitaram Marte estavam à procura de água, porém até agora ela só foi encontrada no estado sólido. Após o planeta Marte, temos o cinturão de asteroides e os planetas gasosos, os quais serão abordados num próximo artigo. Até lá!

Sugestão de sites:
Site do livro Astronomia e Astronáutica do professor Kepler de Souza Oliveira Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário