quarta-feira, 25 de julho de 2012




Nutrição e câncer


Karla Silva Ferreira e
Luiz Fernando Miranda*


Muitos acreditam que o consumo de carne vermelha, vegetais com agrotóxicos e outros alimentos com potencial cancerígeno seria o suficiente para explicar o elevado índice de câncer no mundo.  Mas não é o que afirma a Organização Mundial da Saúde, ao explicar que o câncer é causado por fatores múltiplos, que podem estar associados ao envelhecimento, mutações genéticas, tabagismo, inatividade física, infecções, carcinógenos que não estão em alimentos (poluição, radiação etc), dieta e alcoolismo.Portanto, o cãncer é resultado de um somatório de fatores dinâmicos que todos nós vivenciamos.

Embora não existam estudos comprovando que alimentos curem o câncer, eles não deixam dúvida de que alimentos ricos principalmente em carotenoides, antocianinas, flavonoides, polifenóis, selênio, vitamina E, C, A e D, se consumidos sem excesso e regularmente, são eficientes na prevenção de tumores malignos (figura 1).

Entretanto, ainda que existam compostos saudáveis em alguns alimentos, às vezes ocorre justamente o contrário. Há estudos epidemiológicos que relacionam o consumo de determinados alimentos ao surgimento de alguns tipos de câncer, como é o caso dos embutidos.  Alimentos como bacon, presunto, linguiça e vegetais contaminados com agrotóxicos, ricos em compostos nitrosos, contribuem para a formação de nitrosaminas, que apresentam potencial carcinogênico.

A formação desta substância é aumentada quando se aquece alimentos curados (exemplo: presunto, bacon e salsicha). O consumo de carne em excesso não é saudável. Além disso, nas carnes queimadas, conforme é comum ocorrer em churrasco, também há formação de substâncias carcinogênicas.      Este é um exemplo, entre muitos, de que a nutrição, quando trabalhada de forma adequada, pode minimizar os efeitos danosos da má alimentação, evitando radicalismos e dietas insustentáveis.    




Figura  - Exemplos de fontes: vitamina E (sementes oleaginosas, óleos vegetais e fígado), Vitamina A (fígado, vegetais amarelos e verdes), Vitamina C (frutas em geral), Vitamina D (leite e derivados, peixes e fígado), selênio (castanhas, peixes, carnes, laticínios), polifenóis (azeite, chá verde, frutas em geral), flavonoides (soja), carotenoides (cenoura, manga, amora, tomate e derivados), antocianinas (amora, açaí, repolho roxo, ameixa, jabuticaba, uva e outros alimentos de cor roxa).

*Professora e doutorando do Laboratório de Tecnologia de Alimentos (LTA) do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA) da UENF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário