terça-feira, 21 de agosto de 2012

Congresso Brasileiro de Meteorologia

José Carlos Mendonça
'Incertezas e desafios para a sustentabilidade planetária: o papel da ciência meteorológica'. Este é o tema do  XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, que será realizado de 23 a 28/09/12 no Centro de Exposições da cidade de Gramado-RS. O professor José Carlos Mendonça, do Laboratório de Engenharia Agrícola da UENF (LEAG), integra o comitê científico do evento.

Realizado desde 1980, o congresso é o principal fórum nacional de intercâmbio técnico-científico na área de meteorologia, setor no qual o Brasil se destaca mundialmente. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Meteorologia e acontece bianualmente.

A programação inclui mesas-redondas, plenárias, minicursos, apresentação de trabalhos em sessões orais e na forma de pôster, exposição técnica, premiações, encontros e workshops. De acordo com Mendonça, o congresso tem por objetivo debater temas relacionados ao cotidiano das pessoas, agregando professores, pesquisadores, estudantes da área e profissionais do mundo inteiro.

— Durante o evento há disseminação de dados meteorológicos, minicursos ministrados por professores, além de apresentação de trabalhos de várias partes do país e do mundo — diz o professor, que irá coordenar as sessões orais e de banners. Como autor, Mendonça vai apresentar quatro trabalhos feitos junto com pesquisadores da UENF.

O Congresso vai abordar as seguintes áreas temáticas: Variabilidade e Mudanças Climáticas; Desastres Naturais; Climatologia Geral; Meteorologia Sinótica e Extremos Meteorológicos; Modelagem Atmosférica; Poluição, Saúde e Meio Ambiente; Meteorologia Física e Meteorologia por Satélite; Interação Oceano-Atmosfera; Sustentabilidade, Vulnerabilidade e a Sociedade; Perspectivas Profissionais da Meteorologia Multidisciplinar; Agrometeorologia, Micrometeorologia e Hidrologia.

Paralelamente ao congresso, a Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos realiza o  IV EUMETSAT (Encontro Sul-americano de aplicações dos sistemas EUMETCast e GEONETCast para o monitoramento meteorológico e ambiental). Haverá apresentação de trabalhos técnico-científicos nos quais tenham sido utilizados dados e produtos relativos aos dois sistemas de difusão de informações meteorológicas e ambientais.

Veja mais informações no site do Congresso.

Thaís Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário