quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Tecnologia integra energias fósseis e renováveis

Núcleo de Energias Alternativas- UENF
Tema será abordado na palestra de abertura da XII Mostra de Pós-Graduação da UENF, em 15/10, pelo engenheiro Daltro Garcia Pinatti, da USP.

Já está definida a palestra de abertura da XII Mostra de Pós-Graduação da UENF, que será realizada de 15 a 18/10/12 na UENF. Com o tema “Iterf — Integração total das energias renováveis com as fósseis visando a um sistema energético limpo e sustentável”, a palestra será ministrada pelo professor Daltro Garcia Pinatti, da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da Universidade de São Paulo (USP).

Durante a palestra, ele apresentará a tecnologia Iterf, que se propõe a ser uma alternativa para a questão energética. Segundo Pinatti, a tecnologia Iterf permite triplicar as reservas energéticas mundiais, permitindo aos países em desenvolvimento alcançar o mesmo consumo dos países desenvolvidos (com exceção do consumo predatório americano).

— As energias fósseis e a biomassa formam uma base energética capaz de absorver as energias intermitentes (solar, eólica etc), sem necessidades de reservatórios energéticos, bem como a adição do etanol de segunda geração ao combustível fóssil. A viabilização da Iterf gera oportunidades econômicas para o Brasil e outros países tropicais — afirma.

Engenheiro civil pela Escola de Engenharia de São Carlos-USP, Pinatti tem mestrado e doutorado em Física pela Rice University Houston Texas – USA, tendo participado de três instituições de ensino e pesquisa: Instituto de Física da Unicamp, Departamento de Materiais da Escola de Engenharia de Lorena-USP e Laboratório de Materiais Avançados da UENF (LAMAV). Atualmente lidera um grupo de várias empresas multiplicando Refinarias de Biomassas e de Produção de Metais.

Em breve será divulgada a programação total da XII Mostra de Pós-Graduação da UENF, que este ano terá como tema 'Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário