sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Manipulação de carnes

Açougue no Mercado Municipal de Campos
Minicurso é um dos 52 que serão ministrados durante a 8ª Semana do Produtor Rural da UENF, que ocorre de 20 a 24/08

Qual a melhor maneira de manipular os alimentos? Esta é a pergunta que a veterinária Elaine Cristina Alcântara da Silva e a estudante de Zootecnia Charina Veturim pretendem responder no curso ‘Boas práticas de manipulação de alimentos’, que será ministrado em 22/08, dentro da 8ª Semana do Produtor Rural da UENF.

Coordenado pelo professor Fábio Costa, do Laboratório de Tecnologia de Alimentos (LTA) da UENF, o curso tem como principal objetivo alertar a população sobre as condições de comercialização dos alimentos. O curso é dirigido, portanto, tanto aos consumidores quanto aos comerciantes de alimentos.

— Queremos alertar a população sobre os locais onde são vendidos alimentos em Campos, principalmente carnes, tanto in natura quanto em conserva. No ano passado, começamos a realizar pesquisas de campo no Mercado Municipal e redondezas. Lá o resultado não foi muito satisfatório. O local não foi considerado propício para a venda de carnes — diz Fábio, lembrando que o projeto de pesquisa conta com o apoio da Faperj.

Durante o curso, serão passados os resultados das pesquisas, com o objetivo de conscientizar os consumidores quanto aos locais apropriados para a compra de carne. Ao mesmo tempo, será mostrado aos comerciantes como o local de trabalho pode e deve melhorar, com o objetivo de melhor atender à população.

Inscrições - As inscrições para a 8ª Semana do Produtor Rural na UENF podem ser feitas até 17/08. São cerca de mil vagas, distribuídas em 52 minicursos. A taxa de inscrição, no valor de R$ 10,00, permite o ingresso em até três minicursos. As inscrições devem ser feitas na Coordenação de Extensão do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA), localizada no térreo do prédio.

A 8ª Semana do Produtor Rural na UENF será realizada de 20 a 24/08. Ministrado por professores, técnicos e alunos da UENF, o evento tem a ambição de socializar o conhecimento científico, tornando-o acessível e integrando universidade e população. Será ministrado por pesquisadores e técnicos da UENF.

Os cursos têm duração de duas a 16 horas, variando de acordo com suas especificidades e juntando teoria a prática. Entre os assuntos abordados nos minicursos estão: A nutrição no exercício físico e influência na mídia; Tecnologia de aplicação de agroquímico; Cultura do maracujazeiro; Introdução ao cultivo in vitro de plantas; Piscicultura ornamental; Produção de Frangos, Codornas e Ovos; Tecnologia da produção de queijo minas frescal e ricota, entre outros.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2739-7192.

Veja a programação da 8ª Seprodur, que traz um total de 52 minicursos.

Letícia Barroso
Ana Clara Vetromille 

Nenhum comentário:

Postar um comentário