sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Trabalhos da UENF selecionados

Gasoduto da Petrobras (Foto: Agência Petrobras)
Dentre as sete dissertações selecionadas para concorrer ao prêmio Icarahy da Silveira, realizado pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos (ABMS), três foram do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da UENF. Os mestrandos concorreram com centenas de dissertações em todo o país. O prêmio consiste em avaliar as melhores pesquisas de mestrado, na área de mecânica de solos, em um período de dois anos.

O trabalho de Priscila Cardoso Santiago, uma das selecionadas, demonstra como evitar explosões e vazamentos nos gasodutos com um sistema de ancoragem. A dissertação de Cássia Rangel também teve foco na área de petróleo e gás. Ela desenvolveu uma tecnologia de estacas de sucção para ancorar plataformas de petróleo que ambicionam diminuir o congestionamento de equipamentos que ficam no leito marinho durante a exploração de petróleo.

Já a terceira pesquisa pode ser aplicada a problemas de instabilidade de encostas. Wagner Nogueira Sterk estudou o comportamento geotécnico de solos não saturados. Ele desenvolveu um novo método para avaliar as propriedades hidráulicas destes solos. Os alunos foram orientados pelos professores Fernando Saboya, Sérgio Tibana e Rodrigo Martins Reis, respectivamente.

A premiação acontecerá em 15/09/12 em Porto de Galinhas, Pernambuco, durante o Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (COBRAMSEG).

Ana Clara Vetromille

Nenhum comentário:

Postar um comentário