quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Novo biomaterial pode aperfeiçoar implante de coluna

Imagine se — depois de um acidente ou em virtude de uma hérnia de disco — você tiver que ser submetido a uma cirurgia para a colocação de um implante na coluna vertebral. É possível  repor o osso perdido ou colocar um disco, mas o implante precisa ser trocado de tempos em tempos, certo? Mais ou menos. Esta realidade pode vir a mudar com a pesquisa feita pela mestranda  Zulmira Alice Soares Guimarães, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais da UENF.

Orientada pelo professor Marcello Filgueira, do Laboratório de Materiais Avançados (LAMAV) do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da UENF, Zulmira relata a descoberta de um material com propriedades físico-mecânicas e biológicas que permite a sua aplicação como biomaterial, para fins de implante ósseo tal qual o disco de coluna vertebral.

A pesquisa é uma das apresentadas durante a XII Mostra de Pós-Graduação da UENF, realizada até esta quinta, 18/10, no Centro de Convenções da Universidade, como parte da programação local da IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O novo biomaterial é composto por diamante e titânio. O último é o material correntemente usado para próteses e implantes ósseos. No entanto, o titânio é mais rígido que o osso e possui alto coeficiente de fricção, ou seja, há muito desgaste do material. O diamante é o material conhecido por ter menor coeficiente de atrito e maior biocompatibilidade. As pesquisas mostraram que a combinação dos dois materiais é capaz de produzir um material de  alta longevidade.

Os novos implantes ósseos que venham a ser feitos a partir deste novo biocompósito poderiam trazer melhor qualidade de vida às pessoas que dependem  deles para andar, comer etc. A tecnologia também promete menores custos de fabricação. Os testes foram feitos in vitro e a combinação de materiais não apresentou toxicidade. No entanto, implantes à base deste novo biocompósito ainda não tem previsão para entrar no mercado.

Ana Clara Vetromille



Nenhum comentário:

Postar um comentário