quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Políticas para a ciência


Política científica e política tecnológica: o que a mídia tem a ver com isso? A temática será abordada no II Simpósio Nacional de Jornalismo Científico, que ocorrerá dias 28 e 29/11/12, no Centro de Convenções da UENF.

Entre jornalistas, pesquisadores das mais variadas áreas e futuros profissionais dos dois campos, o II Simpósio Nacional de Jornalismo Científico deverá reunir cerca de 280 participantes. Dentre eles, 38 tiveram trabalhos selecionados para apresentação na forma de banner ou exposição oral.

A questão de fundo do evento envolve a maneira como a mídia pode estimular a participação da sociedade no debate sobre questões de política científica e tecnológica. Um aspecto central da questão – o envolvimento do cientista nos esforços de divulgação da ciência – será abordado na conferência de abertura por aquele que é a principal referência da divulgação científica no Brasil, o físico Ildeu de Castro Moreira. Ele vai sobre “Por que o cientista agora tem que se comunicar?”, em referência a novas diretrizes oriundas do CNPq, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.  Ildeu responde pelo Departamento de Popularização e Difusão da Ciência da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Graça Caldas (Labjor/Unicamp), Lena Vânia Ribeiro Pinheiro (coordenadora do Canal Ciência/Ibict), Renata Dias (editora do Jornal da Ciência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e Sofia Moutinho (jornalista da revista Ciência Hoje) serão alguns dos demais especialistas presentes. Uma mesa voltada especificamente para a inserção de pautas científicas em mídias regionais reunirá os jornalistas Vitor Menezes (presidente da Associação de Imprensa Campista) e Orávio de Campos Soares (coordenador do curso de Jornalismo da Fafic/Uniflu), além de Carlos Henrique Medeiros de Souza (doutor em Comunicação e coordenador do programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem da UENF).

Dos trabalhos selecionados pelo Simpósio, seis terão apresentação oral, no dia 29/11, das 9h às 12h. Também serão oferecidos os seguintes minicursos: “Como escrever textos jornalísticos”, “Divulgação científica em Astronomia”, “Vídeos educativo-científicos e as novas tecnologias do cinema” e “Pesquisadores e jornalistas: uma parceria necessária”.

Consulte a página do II Simpósio Nacional de Jornalismo Científico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário