terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Coluna infinitum - Mitologia e o nome dos astros



Mitologia e o nome dos astros

Adriana Oliveira Bernardes


Aprendemos na escola os nomes de nossa estrela, de nosso satélite natural e dos planetas, mas poucos sabem o porquê de cada um deles. Através deste artigo, gostaria de esclarecer esta questão. Os planetas na Antiguidade eram tidos como divindades e por isso recebiam nomes de deuses e deusas do Olimpo.

Sol era o nome latino de Hélios, deus que era representado por um belo jovem que atravessava o céu numa carruagem de fogo com cavalos brancos que soltavam chamas pelas narinas. A Lua, Selene para os gregos, era irmã de Hélios, o Sol. E era representada por uma bela jovem, que também percorria o céu numa carruagem de prata puxada também por dois cavalos.

O planeta Mercúrio, por exemplo, recebeu o nome de Hermes. Mercúrio é nome latino do Deus emissário, que era responsável pela comunicação no Olimpo e por isso se deslocava rapidamente.
Este deus é sempre representado com uma túnica curta e um chapéu com asas. Esta divindade foi associada ao planeta cuja órbita em torno da nossa estrela era de 88 dias, a mais rápida travessia realizada no céu por um planeta.

Vênus era de uma beleza excepcional, admirado já em tempos remotos. Se hoje deslumbra muita gente quando está no céu, naquela época o fascínio era tanto que recebeu o nome da deusa da beleza e do amor: Afrodite. Conta-se que Afrodite casou-se com Vulcano, mas o traiu com Ares, deus da guerra, tendo dois filhos: Fobos e Deimos.

Ilustração da deusa Afrodite, chamada pelos romanos de Vênus


Nosso planeta, a Terra, recebeu dos gregos o nome de Gaia, deusa símbolo da fecundidade, que era representada por uma mulher. Foi considerada mãe do universo e dos deuses. O planeta Marte, por ser vermelho, cor que lembra o sangue, recebeu o nome do deus da guerra, Ares. Suas luas foram chamadas de Fobos (Medo) e Deimos (Destruição). Fobos, para os gregos, personificava o medo e incitava as pessoas no campo de batalha a fugirem. Já Deimos personificava o terror, acompanhando sempre Ares nos campos de batalha.

Júpiter era o maior dos planetas, por isso recebeu o nome do maior dos deuses do Olimpo, o chamado Deus dos Deuses, Zeus. Foi o responsável por destronar Saturno e após isto o mundo foi dividido entre ele e seus irmãos, Netuno e Plutão. Na divisão, Júpiter ficou com o céu, Netuno com o mar e Plutão com o mundo inferior.

O planeta Saturno tinha uma particularidade estranha para os que o observavam na Antiguidade: demorava 29 anos para dar uma volta completa em torno do Sol. Por isso recebeu o nome do Deus do tempo, Cronos. Para se ter uma idéia, Vênus levava quase um ano para completar sua órbita, Marte aproximadamente dois, Júpiter 12 anos e Saturno 29, por isso chama a atenção.

Deus Saturno, Cronos para os gregos



Urano e Netuno foram descobertos com telescópios, mas para seguir a tradição receberam também nome de deuses. Urano, o deus do céu, era esposo da Terra, tendo gerado os titãs, os ciclopes e os hecatônquiros. Porém os detestava, tendo aprisionado seus filhos nos confins da Terra. É Saturno, um deles, quem se revolta e o destrona.

Netuno é Posseidon, o deus do mar, tendo ficado com o reino das águas quando a Terra foi dividida entre ele, Júpiter e Plutão. Plutão, que hoje em dia não é mais considerado planeta e sim planeta anão, recebeu o nome do deus do mundo inferior, Hades.

A mitologia grega é extremamente rica e seu estudo, além de estimulante, pode auxiliar no aprendizado de Astronomia. No ano de 2007, tive oportunidade de coordenar o projeto Astronomia, Arte e Mitologia no Ensino Fundamental, realizando junto ao grupo que integrava o Clube de Astronomia “Marcos Pontes” um trabalho voluntário com o intuito de, através da estória de deuses e deusas gregas, apresentar a Astronomia de forma atrativa a alunos de escolas públicas e ao público em geral.

Um comentário:

  1. Oi Adriana também tenho um blog, sobre mitologia, gostei muito do post minha tia que mandou o link, o meu blog é http://mitoselendaskids.blogspot.com.br/.

    ResponderExcluir