quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Coluna Nutrição - Abacate




Abacate


 Luiz Fernando Miranda e Karla Silva Ferreira*  


O abacate é um fruto que se destaca pelos teores de fibras, alguns minerais, gordura, vitamina E e ácido fólico. Por suas características nutricionais, é benéfico para o coração, bom funcionamento do intestino e não tão energético (calórico) como dizem. Uma porção média, 50 gramas, fornece 74 Kcal, o que equivale quase à metade do fornecido por um pão francês, que também pesa 50 gramas (vide tabela nutricional). O ácido fólico é importante para a síntese de proteínas, formação do sangue e previne má formação no feto, daí ser tão importante para gestantes.

A vitamina E é um forte agente antioxidante que protege as membranas celulares e também a formação das placas que obstruem as artérias. Desta forma, ajuda na prevenção contra doenças cardiovasculares e até determinados tipos de câncer. Além disso, o tipo de gordura predominante no abacate não é prejudicial à saúde: são os ácidos graxos monoinsaturados.



Devido a estas suas propriedades o abacate é utilizado na fabricação de cosméticos, mas pouco utilizado na culinária brasileira, de forma que deveríamos aumentar o consumo desta fruta. Como sugestões de consumo pode-se citar: na forma de vitamina, batida com leite, no café da manhã ou lanche da tarde; simplesmente amassada (adoçada ou não); e no molho guacamole, que faz parte da culinária mexicana. Uma receita exótica e saborosa é o guacamole com nachos.

O guacamole é preparado da seguinte maneira:



INGREDIENTES
1 abacate médio maduro (uma fruta de tamanho médio pesa, aproximadamente, 350 gramas e pode apresentar grande variação na forma e cor)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 tomate sem pele e sem sementes cortados em cubos
½ cebola processada
3 ramos de coentro processados
4 ramos de salsa processados
1 colher (chá) de chili
1 colher (sopa) de molho inglês
Sal a gosto
1 pacote de nachos

MODO DE PREPARO
Com um garfo amasse o abacate com o azeite e o limão. Coloque num recipiente juntamente com os outros ingredientes misturando bem. Sirva gelado ou em temperatura ambiente, acompanhando os nachos.

*Doutorando e professora do Laboratório de Tecnologia de Alimentos (LTA) da UENF.

2 comentários:

  1. Congratulo os autores desta divulgação. Á concientização do que ingerimos é fundamental para o desenvolvimento tanto da mente quanto do corpo.

    ResponderExcluir
  2. Acho muito legal a notícia sobre a riqueza do abacate, que taõ bem colhemos no nosso país. Essa receita é bárbara, mas não gosto do acompanhante da guacamole. Nachos? Nao teria um substituto mais interessante?

    ResponderExcluir