terça-feira, 5 de março de 2013

Ciência divertida

Foto do campus da UENF, com o Centro de Convenções
Alunos de Física da UENF que participam do Pibid montam feira de ciências na Escola João Pessoa, em Campos dos Goytacazes

Nesta quarta-feira, 06/03, os alunos do Colégio Estadual João Pessoa irão participar de uma Feira de Ciências com direito a atividades e experimentos que proporcionarão um divertido momento de aprendizagem. Trata-se do evento “Diversão e aprendizado de Ciência na Escola”, realizado por professores e alunos da Licenciatura em Física da UENF que fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

— A Feira tem o objetivo de dar boas-vindas aos estudantes. Estimamos que aproximadamente 300 alunos participem — diz a coordenadora do Pibid/Física na UENF Priscila Castro.

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica que insere os licenciandos no cotidiano de escolas de rede pública. A Feira de Ciências permite que os futuros professores participem de experiências metodológicas e proporciona uma maior interação deles com os alunos.

Ao todo serão cinco grupos de atividades a serem desenvolvidas no evento. Um deles é a “Palestra de Divulgação da Ciência”, onde serão apresentados vídeos de divulgação científica sobre temas atuais, como a Cosmologia, que será retratada através de um programa on-line que mostra a escala de evolução do Universo.

 — É uma boa iniciativa, que influencia os alunos a terem contato prático com a Física que eles estudam em sala de aula — diz Sarah Picanço, uma das licenciandas envolvidas no projeto.

Outra atividade a ser desenvolvida na Feira é a “Mostra experimental interativa”, na qual serão apresentados experimentos de baixo custo envolvendo diversos conceitos de Física, como a câmara escura Pinhole, uma câmera fotográfica de baixo custo feita a partir de uma lata de alumínio com um furo. Foram tiradas diversas fotografias do campus Leonel Brizola que serão apresentadas na Feira com o título “UENF pelo buraco da agulha”.

— Os alunos Pibid puderam experimentar todo o processo fotográfico, desde a produção da câmera até a revelação — afirma Priscila.

Além da professora Priscila Castro, também estão envolvidos no projeto a coordenadora do curso de Licenciatura em Física, Marília Paixão; os professores do Laboratório de Ciências Físicas (LCFIS) André Guimarães e Max Soffner; as professoras do Colégio João Pessoa que atuam como supervisoras no projeto Pibid Gianna Castro e Rosa Maria Alvarenga, além de todos os licenciandos bolsistas do Pibid/Física.

Viajando na Ciência

A Feira de Ciências também irá contar com o caminhão Viajando na Ciência, que é um laboratório de ciências itinerante. A parceria vem sendo desenvolvida desde o final do ano passado sob a supervisão do professor André Guimarães e conta com a colaboração das professoras Carla Salles e Claudete Soares; além de bolsistas Pibid/Física e Química para a apresentação dos experimentos aos alunos de ensino fundamental. O caminhão Viajando na Ciência ficará estacionado no pátio da escola para que os alunos possam participar ativamente.

Rebeca Picanço

Nenhum comentário:

Postar um comentário