sexta-feira, 3 de maio de 2013

Fábrica de Conhecimento


Projeto de divulgação científica da UENF utiliza tecnologia 3D

Você sabia que o porco espinho — também conhecido como ouriço-cacheiro — habita a restinga de Iquipari, no Norte Fluminense? A vida deste e de outros bichos da região faz parte da mostra “Animais Silvestres do Norte Fluminense”, uma das atrações do Espaço da Ciência da UENF, agora incorporado ao projeto Fábrica de Conhecimento da UENF. Coordenado pelo professor Ronaldo Novelli, do Laboratório de Ciências Ambientais (LCA) da UENF, o projeto Fábrica de Conhecimentos tem por objetivo integrar os diferentes conhecimentos produzidos na Universidade e disponibilizá-los para a comunidade. O público-alvo são os alunos do ensino fundamental e médio, além dos estudantes universitários.

— Trata-se de uma maneira diferente de levar o conhecimento científico aos estudantes, utilizando novas tecnologias, como por exemplo, a tecnologia de filmes 3D. A ideia surgiu quando esta tecnologia entrou no mercado. Logo percebi que esta ferramenta digital seria um ótimo recurso para a educação e tive a ideia de utilizá-la na Universidade — conta Novelli, que conseguiu o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa (Faperj) no desenvolvimento do projeto.

A “Fábrica de Conhecimento” tem sido operacionalizada em cooperação com outro projeto de popularização da ciência, intitulado “Aprenda mais conhecendo a UENF”, desenvolvido pela Gerência de Comunicação (ASCOM) e Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UENF (PROEX), voltado para viabilizar visitas de alunos do ensino básico à UENF. Com base nesta parceria, as escolas começam seu itinerário na sala de cinema 3D do Centro de Convenções, onde está disponível um acervo com mais de 2.500 vídeos educativos estereoscópicos em 2D e 300 vídeos estereoscópios em 3D, produzidos pela 3D Education. Depois da sala de cinema, os alunos percorrem o campus, conhecendo o Espaço da Ciência, Museu Anatômico do Hospital Veterinário, Herbário da UENF, Casa Ecológica, Projeto Caminhos de Barro, entre outros locais.

Na Fábrica de Conhecimento há também vídeos produzidos na própria UENF, pela equipe do professor Ronaldo Novelli. São vídeos de divulgação científica, que estão sendo depositados na Enciclopédia de vídeos educativos científicos deste projeto. Estes enfocam temas sobre a fauna silvestre regional, abrangendo animais como a cobra jiboia, a preguiça de coleira, o tamanduá mirim, entre outros. Também são apresentados vídeos sobre os ecossistemas do Norte Fluminense (manguezais, restingas, praias etc).

Fábrica de Conhecimento Itinerante - O projeto Fábrica do Conhecimento também vai às escolas que não podem ir até a Universidade. A próxima ida está marcada para 17/05, em Itaperuna. As visitas devem ser agendadas com pelo menos uma semana de antecedência através do site do projeto.

Em 09/04, a Fábrica de Conhecimento Itinerante visitou a Escola Estadual Ataíde Dias, no Parque Santa Rosa, em Campos dos Goytacazes. As visitas ocorreram de manhã e à noite, com a participação de aproximadamente 260 alunos. Eles assistiram a uma série de vídeos em 3D sobre temas como a vida no fundo do mar, animais silvestres e ecossistemas do Norte Fluminense. Veja fotos da visita:












Letícia Barroso
Fúlvia D'Alessandri

2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho em prol da comunidade, estimulando e desenvolvendo a educação de forma dinâmica e divertida!
    E muito bom trabalho das equipes atuantes.

    ResponderExcluir