sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Coluna Infinitum - O modelo de Filolau




O Modelo de Filolau

Adriana Oliveira Bernardes
Mestre em Ensino de Ciências - UENF

Após a contribuição da Escola Jônica — na qual se destacaram filósofos como Tales, Anaximandro, Anaxímenes e Heráclito — surgiram também os filósofos pitagóricos. Nesta Escola, destacaram-se os filósofos Pitágoras, Filolau, Arquitas, entre outros.

A Escola Jônica surgiu em Mileto, cidade da Jônia, e a Escola Pitagórica, em Crotona, cidade da Magna Grécia — que mais tarde viria a se tornar a Itália.

No mapa abaixo, observamos o mapa da Grécia Antiga, formada por várias cidades-estados. A organização política dessas cidades e o comércio intenso na região — o que provocava também a troca de ideias — certamente contribuiu  para o surgimento da Filosofia.

Mapa da Grécia Antiga

É bom relembrarmos, que os jônicos acreditavam que os fenômenos terrestres surgiam a partir de elementos primordiais, tais como: o fogo, a água, o ar e a terra. Tales, que ficou conhecido como o primeiro filósofo, acreditava que a água era o elemento fundamental, dando origem a todos os outros. Já Anaximandro trouxe como contribuição o apéiron, discutindo a ideia do ilimitado, algo não definido, que seria a semente do quente e frio, ou seja, de opostos. E Anaxímenes adotava como princípio fundamental o ar, a partir do qual todas as coisas eram criadas.

Podemos observar que as ideias dos filósofos diferiam uma das outras  e eram diversificadas, sendo que as discussões destas ideias eram estimuladas. As diferenças entre as ideias de jônicos e pitagóricos eram significativas, pois enquanto os primeiros acreditavam que os elementos ar, fogo, terra e água eram responsáveis pelos fenômenos observados no universo, os pitagóricos acreditavam que havia algo que vinha antes destes elementos  e que agia sobre eles — “a alma”, aqui compreendida com um sentido diferente daquele hoje existente.

Na figura abaixo, o símbolo dos pitagóricos:

Símbolo dos pitagóricos

Os pitagóricos, além de introduzir a Matemática na ciência, influenciaram os modelos cosmológicos que surgiram depois. Um dos modelos elaborados pelos pitagóricos, o modelo de Filolau, chama atenção. Filolau, chamado Filolau de Crotona, cidade da antiga Grécia, especificamente da Magna Grécia, nasceu no século V a.C e se destacou entre os pitagóricos pelo modelo cosmológico que elaborou.

Filolau de Crotona, discípulo de Tales

Filolau elaborou um modelo no qual o centro do universo era o fogo central, chamado Héstia. Ao redor dele, giravam a Contra-Terra, a Terra e os planetas conhecidos na época, além do Sol e da Lua.
Existia, segundo ele, a Terra e a Contra-Terra, o que fazia com que o fogo central não pudesse ser visto pelos seres humanos.  A ordem dos planetas ao redor do fogo central era: Contra-Terra, Terra, Lua, Sol, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, havendo uma esfera na qual localizavam-se as estrelas fixas.

No modelo de Filolau, a Terra era esférica e não estava no centro do universo. Esta ideia foi retomada muito tempo depois por Copérnico, que também não tinha a Terra no ponto central do universo e sim o Sol.

Na figura abaixo, o modelo cosmológico de Filolau:



O modelo cosmológico de Filolau foi o mais importante da Escola Pitagórica, influenciando outros modelos que viriam depois, como o de Eudoxo de Cnido, que elaborou o modelo cosmológico das esferas homocíclicas.

Sugestão de leitura:
A Ciência Grega
www.disciplinas.stoa.usp.br/mod/resource/view.php?id=88260

Nenhum comentário:

Postar um comentário