terça-feira, 19 de abril de 2016

Multiplicando conhecimentos sobre toxoplasmose

Estudos mostram que o município de Campos dos Goytacazes apresenta uma das mais altas prevalências de Toxoplasma gondii, o protozoário causador da toxoplasmose. A população mais atingida é a de baixo poder aquisitivo, que se contamina, na maioria dos casos, através da ingestão de água proveniente de poços artesanais, riachos e lagoas da região. A falta de informação está na raiz do problema.

Para tentar mudar esta realidade, pesquisadores da UENF realizaram o projeto de extensão “Multiplicadores de Conhecimentos Científicos em Toxoplasmose: Um Relato de Experiência com Estudantes de Ensino Médio de Escolas Públicas de Campos dos Goytacazes”, cujo relato de experiência está na atual edição da Revista de Extensão UENF “Estendendo conhecimento para o bem-estar social”. 

O público-alvo foram estudantes de ensino médio na faixa etária dos 15 a 18 anos, de cinco escolas de Campos: Centro Integrado de Educação Pública ou Ciep da Lapa (CIEP), Liceu de Humanidades de Campos (LICEU), Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins (ETEJBM), Escola José Francisco Salles (EJFS) e Instituto Federal Fluminense (IFF).

Muitos demonstraram não possuir qualquer conhecimento sobre o que é a toxoplasmose, bem como sobre suas formas de contágio —  ingestão de carnes cruas ou mal cozidas, consumo de água ou alimentos contaminados e infecção transplacentária.

O artigo tem a assinatura das professoras Lílian Maria Garcia Bahia de Oliveira (UFRJ) e Alba Lucínia Peixoto Rangel (UENF), além dos bolsistas Rhônia França Gomes Rosa (mestre em Biociências e Biotecnologia), Rebeka da Conceição Souza (Graduada em Ciências Biológicas), Larissa Farias Crispino (Graduada em Ciências Biológicas), Cíntia Alves Cardoso (Licenciada em Biologia), Flávia Pereira Vieira (Doutora em Biociências e Biotecnologia) e Maycon Bruno de Almeida (Mestre em Biociências e Biotecnologia).